terça-feira, 23 de abril de 2019

Refim pode reduzir em até 90% encargos da população com a Prefeitura

Refim pode reduzir em até 90% encargos da população com a Prefeitura

Lei sancionada pelo prefeito Odelmo Leão no início do ano facilita a quitação dos débitos

Segue em andamento uma ótima oportunidade para o contribuinte quitar débitos pendentes com aPrefeitura de Uberlândia. Trata-se do Programa de Recuperação Fiscal do Município de Uberlândia (Refim). A iniciativa, regulamentada pela lei complementar nº 656/2018 e sancionada pelo prefeito Odelmo Leão no início do ano, oferece à população uma série de facilidades, que incluem descontos sobre juros e parcelamento do valor. As diretrizes completas podem ser conferidas aqui.

O programa permite que o contribuinte coloque a sua situação em dia, recupere a possibilidade de obtenção de crédito e participe de novas negociações, seja presencialmente (por meio da Plataforma de Atendimento do Centro Administrativo Municipal) ou online (pelo Portal da Negociação). Já o Município será beneficiado ao receber montantes que poderão ser investidos em melhorias na educação, na saúde e na área social, por exemplo.

Como funciona
Pessoas físicas e jurídicas poderão regularizar débitos vencidos independentemente se foram inscritos em dívida ativa, protestados ou ajuizados. O pagamento pode ser dividido em até 24 parcelas, com descontos que variam de 10% a 90% sobre os encargos. Quem quitar o valor à vista, em parcela única, conseguirá o maior desconto.

Caso a opção seja pelo pagamento parcelado, o desconto depende do valor de entrada. Quanto maior o pagamento inicial, mais os encargos são abatidos. O valor mínimo de entrada é de 5%. A quantia de cada parcela não pode ser inferior a R$ 100 para pessoa física ou R$ 300 para pessoa jurídica.

O que contempla
O Refim contempla dívidas de IPTU, taxas de funcionamento e de publicidade, entre outros tributos municipais descritos em lei. Alguns casos de débitos, como infrações de trânsito e valores lançados pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), não podem ser parcelados.

Simulações e pagamentos podem ser realizados no www.uberlandia.mg.gov.br/portaldenegociacao ou, pessoalmente, na Plataforma de Atendimento do Centro Administrativo Virgílio Galassi- nesse caso, é preciso fazer o agendar o atendimento (acesse aqui para saber como).

Benefício a todos
O Refim faz parte de uma série de medidas adotadas pela gestão municipal que visam amenizar o quadro de calamidade financeira decretada em novembro do ano passado. “Estamos pensando medidas estratégicas para aperfeiçoar a eficiência da gestão pública na cidade. Nosso objetivo é, diante desta grave situação financeira, continuar trabalhando com responsabilidade e equilibrar a arrecadação para que a população não seja prejudicada, sobretudo, nas áreas essenciais”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.