quarta-feira, 1 de maio de 2019

Dia D da Vacinação Contra a Influenza será neste sábado (4)

Dia D da Vacinação Contra a Influenza será neste sábado (4)
Município conta com 73 salas de vacinas à disposição da comunidade que estarão abertas das 8h às 17h
           
Foto: Araípedes Luz - Secom PMU
            Para quem ainda não teve tempo de atualizar o cartão de vacinas, as 73 salas de imunização de Uberlândia estarão abertas neste sábado (4), das 8h às 17h, para o Dia D da Campanha Municipal de Vacinação. A vacina é aplicada gratuitamente em pessoas integrantes dos grupos prioritários, segundo definição do Ministério da Saúde. A campanha começou no dia 10 de abril e segue até 31 de maio.

            São considerados integrantes do grupo prioritário crianças entre seis meses e menos de 6 anos, idosos a partir dos 60 anos, pessoas com comorbidades, gestantes, mulheres no pós-parto até 45 dias (puérperas), professores da rede pública e privada, profissionais da saúde, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

            Até o final da tarde desta segunda-feira (29), 36,8% do público-alvo já havia sido alcançado. “Estamos conseguindo mobilizar a população, mas é preciso que as pessoas que estão no grupo prioritário realmente imunizem. Tivemos uma boa resposta das gestantes (já vacinamos quase 50%), das crianças a procura ainda não é tão alta (imunizamos em torno de 36%). É preciso ter bem claro que não estamos protegendo contra qualquer tipo de gripe. São três tipos graves, que são a H1N1, H3N2 e Influenza B. São vírus que normalmente evoluem com complicações nesses grupos prioritários”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Claubia Oliveira.

            Neste ano, segundo orientado pelo Ministério da Saúde, a mobilização foi dividida em duas etapas: até 18 de abril, o trabalho de imunização foi intensificado para gestantes e crianças. A partir do dia 22, o atendimento especial se estendeu aos demais.

            A realização da campanha se deu em duas etapas devido à preocupação com a baixa procura por gestantes e crianças em anos anteriores. Com o reforço, a secretaria conseguiu alcançar 46,29% das gestantes e 36,14% das crianças. Os dois grupos somam quase 20 mil doses aplicadas.

Vacinação indispensável
            A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é uma das principais complicações causadas pelas gripes Influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B, o que faz da vacinação algo indispensável. A vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Por isso, de acordo com a coordenadora, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber as doses. Ao todo, são 73 salas de vacinas distribuídas por toda a cidade.
           
“Os sintomas não são simplesmente coriza. Normalmente, são febre alta, muita dor no corpo, vômito e falta de apetite. Pode evoluir para falta de ar e o paciente pode precisar de um suporte de oxigênio. E essas pessoas dos grupos de risco são as que geralmente precisam de uma internação simples ou até mesmo em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, acrescentou Claubia Oliveira.

Saiba quem pode participar da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza:
- Público-alvo: Vacinação para grupos prioritários*
- Idosos a partir dos 60 anos;
- Crianças de 6 meses a menor de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Pessoas com comorbidades;
- Gestantes;
- Mulheres pós-parto até 45 dias;
- Professores da rede pública e privada;
- Profissionais da saúde;
- Funcionários do sistema prisional;
- Pessoas privadas de liberdade;
* A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS)
Documentos necessários para receber a dose:
Além do documento pessoal e cartão de vacina, é necessário:
-Gestantes: cartão da gestante;
-Pós-parto até 45 dias: documento que comprove a gestação (cartão da gestante ou certidão de nascimento do filho);
-Professores, profissionais da saúde e do sistema prisional (documento que comprove vínculo profissional);

Locais de vacinação
- UBSF e UBS (7h30 às 16h30)
- UAIs (8h às 20h), exceto São Jorge e Morumbi
Meta
- Vacinar, no mínimo, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação
- Contraindicação: Crianças menores de 6 meses de idade
           
Pessoas acamadas e que se encontram no grupo prioritário devem agendar a visita de um técnico em casa para aplicação da vacina pelo 0800-940-1480.


30/04/2019
Ellen Melo e Daniela Ayres
danielaayres@uberlandia.mg.gov.br
3239-2883

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.