terça-feira, 2 de julho de 2019

Câmara de Uberlândia discute sobre déficit de atenção em sala de aula

Câmara de Uberlândia discute sobre déficit de atenção em sala de aula
A Câmara de Uberlândia está empenhada em debater e buscar resolver a situação das crianças com transtorno de dificuldade em sala de aula. Por meio da Escola do Legislativo, o parlamento é parceiro na organização e realização do 2º Fórum Intermunicipal de Saúde e Educação, um evento promovido pelo Serviço Especializado em Desenvolvimento e Aprendizagem, o Seda/UFU e o Centro Municipal de Apoio Educacional Especializado da cidade de Patrocínio que irá acontecer no dia 05 de julho (sexta-feira), no Plenário da Câmara.
A proposta, segundo a voluntária do projeto Seda e membro da comissão organizadora, Marina Celastino Soares, é apresentar uma proposta de intervenção precoce nos alunos da rede pública de ensino que apresentam déficits como dislexia, discalculia e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDH), mudando simplesmente a forma de trabalhar o conteúdo em sala de aula. A psicóloga e mestranda em psicologia afirma que a nova abordagem visa acelerar o diagnóstico de crianças que possam apresentar essas patologias com auxílio dos professores e de fonoaudiálogos num primeiro momento e, num segundo momento, com ajuda de especialistas, caso as crianças com deficiência no aprendizado não apresentem resultados satisfatórios com o novo método.
O grupo educacional de Patrocínio estará no evento justamente para explicar o Modelo de Resposta e Intervenção que foi aplicado nas escolas da cidade, cujo êxito foi calculado em 80% de redução das dificuldades apresentadas por alunos nas atividades de ensino. Soares afirma também que as palestras de profissionais da educação de Patrocínio, em função da experiência, auxiliarão os professores de Uberlândia na abordagem e trabalho com as crianças nas salas de aula do município.
O foco da atuação está também em agilizar o diagnóstico de crianças que aguardam na fila de espera por consultas públicas para o diagnóstico dos problemas de déficit de atenção. Há uma estimativa de prevalência de 5% desses casos nas salas de aula e por isso Soares lamenta que não há serviços nem políticas para o atendimento dessas as crianças, uma vez que o atraso no diagnóstico pode prejudicar a vida acadêmica, social e emocional quando elas avançam na fase de desenvolvimento da vida.
Para chamar a atenção das secretarias de saúde e educação do município, Marina Soares explica que essa intervenção tem um custo muito baixo, apenas com Xerox e mudança de estratégia com a atuação específica do professor.

Na Câmara Municipal, o evento conta com o apoio do vereador presidente da Comissão de Educação, Cultura e Ciência, Paulo César – PC (SD).
O Fórum é destinado à equipe diretiva das escolas públicas do município, bem como para políticos, secretarias de Educação e Saúde, fonaudiálogos, assistentes sociais, equipes das áreas de saúde e educação, bem como pais e alunos que sofrem desses transtornos.
O quê: 2º Fórum Intermunicipal de Saúde e Educação
Quando: Dia 05 de julho, sexta-feira
Onde: Plenário Homero Santos da Câmara Municipal de Uberlândia
Horário: A partir das 13h

Programa:

13:00h – Recepção
13:30h – Abertura
13:45h – Esclarecimentos e implicações da aprovação do Projeto de Lei n.º 7.081-D, de 2010, aprovado em 07/05/2019 - Dr. Epaminondas da Costa (Promotor de Justiça da Infância e Adolescência)
14:10h – A experiência do CMAEE (Centro Municipal de Apoio Educacional Especializado) na cidade de Patrocínio – Maria Goreti da Silva (diretora e psicopedagoga do CMAEE)
14:45h – Modelo de Resposta a Intervenção (RTI) – o que é, experiência na cidade de Patrocinio e proposta de capacitação dos professores da rede – Gabriela Viola Coppe (fonoaudióloga do CMAEE)
15:30h – Resultados da RTI na “escola piloto” de Patrocinio– Tacyana Cassia Nogueira (Coordenadora Pedagógica da Secretaria da Educação de Patrocínio)
16:00- Proposta para atuação em Rede no Município de Uberlândia– Profa Dra Nívea de Macedo Oliveira Morales (médica Neurologista Infantil e coordenadora do Serviço Especializado em Desenvolvimento e Aprendizagem SEDA-UFU)
16:30h – Com a palavra os Secretários e representantes de Educação e Saúde das cidades de Patrocínio, Uberlândia e demais cidades presentes
17:00h - Discussão e debate entre os participantes e plateia (objetivo de anotar sugestões para um modelo de atendimento em rede para os escolares da cidade de Uberlândia, Patrocínio e demais cidades baseadas nas experiências compartilhadas entre os municípios)
18h - Conclusão e agradecimentos


Fonte: Departamento de Comunicação CMU (Emiliza Didier)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.