sexta-feira, 19 de julho de 2019

Prefeitura iniciará plantio de mudas no Monte Hebron

Prefeitura iniciará plantio de mudas no Monte Hebron
Programa “Árvores do Amanhã” pretende arborizar bairros recém-urbanizados

Araípedes Luz/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

No último mês, a Prefeitura de Uberlândia, por meio do Horto Municipal, deu início a um projeto de arborização de bairros recém-urbanizados. Após o plantio de 179 mudas nas calçadas do Residencial Pequis, o programa “Árvores do Amanhã” seguirá para o Monte Hebron em agosto. Esta é uma das inúmeras ações conduzidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico para tornar a cidade mais verde. Só neste primeiro semestre, mais de 73,3 mil foram cultivadas para doação.

Durante os trabalhos, os técnicos percorrem as casas, avaliando os espaços disponíveis para sugerir aos moradores o tipo de planta mais adequado a cada local. A ideia é oferecer para a comunidade do Monte Hebron as mesmas espécies plantadas no Residencial Pequis: hibiscos, ipês-mirins, crótons, resedás, clúsias e quaresmeiras.

Araípedes Luz/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

 “O objetivo é arborizar regiões de bairros novos. O trabalho do Horto é realizar um plantio ordenado de árvores para que não venham a causar transtornos e dificuldades para a população. Esse trabalho surtiu um efeito muito bom no bairro Residencial Pequis. Agora vamos para o Monte Hebron buscando a parceria da população para plantarmos o maior número de árvores adequadas nas calçadas”, afirmou secretário à frente da pasta, João Batista Ferreira Junior.

Adquira uma muda

A destinação gratuita de mudas nativas de pequeno e médio porte para o plantio urbano e rural são um dos grandes focos do Horto Municipal. Esse trabalho, sempre acompanhado de orientação técnica, promoveu nos seis primeiros meses de 2019 mais 3,5 mil plantios e a doação de quase 12 mil mudas na área urbana, rural e em eventos. Ao longo de 2018, 33,2 mil novas mudas foram distribuídas e cerca de cinco mil plantios foram realizados pelas equipes.

Para requerer o serviço, a população pode contatar o Horto Municipal de duas maneiras:

- No caso do plantio em praças, calçadas e locais públicos, o requerimento pode ser feito pelo 3239-2800. Após o pedido, uma avaliação técnica é feita para avaliação da espécie mais adequada, considerando condições de sobrevivência, tráfego de pessoas e veículos e rede elétrica.

- No caso do plantio de mudas nativas ou frutíferas, destinadas à área rural, os interessados devem apresentar documentos que detalhem a quem pertence e o tamanho da propriedade. Para isso, é preciso procurar o Horto Municipal, que fica na avenida Benjamin Magalhães, sem número, bairro Tibery. O atendimento vai das 7h às 16h.

18/07/2019
Alex Rocha
(34)3239-2883

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.