quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Prefeitura participa do Dia Mundial da Limpeza com ações às margens do rio Uberabinha

Prefeitura participa do Dia Mundial da Limpeza com ações às margens do rio Uberabinha
Evento com participação aberta a toda população também celebrará o Dia Mundial da Árvore

Divulgação Dmae

A consciência ambiental tomará conta de Uberlândia no próximo sábado (21) com a primeira edição em Uberlândia do Dia Mundial da Limpeza – World Cleanup Day (WCD). Coordenado pelo projeto Limpa Brasil, a atividade é realizada em mais de 150 países e 600 cidades brasileiras. O evento, apoiado pela Prefeitura de Uberlândia, marcará ainda a celebração do Dia Mundial da Árvore, comemorado no mesmo dia. Na oportunidade, diversas ações de limpeza estão marcadas para acontecer às margens do rio Uberabinha (confira abaixo).

A expectativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos é de que mais de mil pessoas estejam presentes na ação. O início está marcado para as 7h40, com concentração na avenida Brigadeiro Sampaio, próximo ao número 240, no bairro Daniel Fonseca. Diversas secretarias municipais estarão envolvidas no evento, que contará ainda com a participação de militares do Exército e voluntários da sociedade civil.

“Estaremos disponibilizando 25 caminhões e dez máquinas para esse dia tão importante para a cidade. Uberlândia tem se destacado na promoção de boas práticas relacionadas ao meio ambiente e não poderíamos ficar fora de um evento de nível internacional. O mais importante é o apoio da população, então, pedimos que as pessoas compareçam e nos ajudem neste dia, que ficará marcado na cidade”, disse o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, João Junior.


Ações

Divulgação 

Desde a última semana, a equipe de conscientização da Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) tem ido aos bairros próximos ao rio Uberabinha convidando os moradores a participar da ação e colocar o lixo nas imediações para ser recolhido pelo mutirão.  No dia da ação, após a abertura do evento (programada para acontecer às 7h40), os trabalhos terão início às 8h30.

Enquanto os voluntários, servidores e mais de 350 militares do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (36º BiMec) realizam a limpeza nas margens dos rios, cerca de 200 agentes do Centro de Controle de Zoonozes passarão mais uma vez pelas casas da região pedindo à população que deixem na rua materiais velhos para serem coletados. Um grupo de caiaqueiros também fará a limpeza no curso do rio. Serão disponibilizados sacos e luvas para os participantes. Ao final do evento, haverá uma apresentação da banda do 36º BiMec.

Dia da Árvore

Outro motivação importante para o dia será a comemoração do Dia Mundial da Árvore. Para isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos doará mudas durante todo o evento. “Devido ao tempo seco, temos a responsabilidade de não realizar plantios agora. Já temos programado outras ações no período correto, assim que as chuvas começarem, como o plantio de aproximadamente 3 mil mudas no Parque do Pau Furado”, explicou João Junior.

World Cleanup Day

              O movimento World Cleanup Day – Dia Mundial Limpeza começou na Estônia, pequeno país localizado no norte da Europa em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar todo o país em apenas cinco horas. Para este ano, a programação prevê o desenvolvimento de ações de limpeza durante 30 horas em todos os cantos do planeta.

Vinícius Romario
3239-2441

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.