sábado, 4 de janeiro de 2020

Só o crescimento importa?

Visualizar como página web
Só o crescimento importa?
Nesses últimos dias, os números da mais recente pesquisa Datafolha sobre modelos de governo foram divulgados. Nos dias 5 e 6 de dezembro, o instituto entrevistou 2.948 indivíduos em 176 municípios ao redor do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança de 95%.
Confie você ou não no Datafolha, os resultados são estatisticamente relevantes e servirão de base aqui para uma análise mais aprofundada. Na última pesquisa realizada, de 2019, a porcentagem de entrevistados que acredita que a democracia é sempre a melhor forma de governo caiu de 69 para 62%. Esta queda explica-se pelo aumento das respostas que afirmam indiferença quanto à forma de governo – se vivemos em uma democracia ou em uma ditadura –, que passou de 13 para 22%. Já a porcentagem daqueles que preferem uma ditadura em certas circunstâncias ficou estável – 12%.
Vale ressaltar que as respostas pouco variam quando analisadas nos diferentes diagnósticos que os entrevistados fizeram do governo Bolsonaro. Ou seja, não importa se o entrevistado avalia bem ou mal o governo do atual presidente quando estamos falando sobre democracia. Por outro lado, existem dois recortes relevantes a serem observados: escolaridade e renda.
Dos entrevistados com nível superior de escolaridade, 85% por cento afirmam que a democracia é sempre a melhor forma de governo. Na outra ponta, entre aqueles que têm somente o ensino fundamental, esse número cai para 48%. Quando o recorte é de renda, 81% dos que possuem renda familiar mensal de mais de dez salários mínimos preferem a democracia. Por outro lado, esse índice cai para 53% entre aqueles que ganham até dois salários mínimos.
Portanto, é interessante notar que quase 9 em cada 10 brasileiros com nível superior dão o devido valor ao regime mais adotado no mundo inteiro – em que a liberdade e a individualidade, entre outros valores, são essenciais –: a democracia. O que pode explicar o resultado é, fundamentalmente, a educação e senso crítico mais apurado: quanto maior a escolaridade, maior a capacidade do cidadão de construir opiniões próprias a partir de seu conhecimento.
É difícil, logo, estabelecer que o governo Bolsonaro foi o motivo exclusivo da queda geral pelo apreço à democracia nesse último ano. Essa parece uma narrativa reducionista. A compreensão de conceitos como cidadania e democracia, apesar de poderem ser mais ou menos prezados por presidentes, requer a consolidação de conceitos e noções educacionais básicas – cenário que, infelizmente, ainda não é ampla realidade no Brasil.
Agora, que o governo também contribui para uma visão de pouca simpatia à democracia, disso não há dúvidas. Os flertes com o AI-5, a ode à ditadura militar e a intolerância à parte da imprensa são marcas recorrentes do presidente e de seu núcleo ideológico. Sobre isso, não existem muitos dissensos. Alguns dão mais importância, outros menos. O mercado, por exemplo, classifica tais episódios apenas como ruídos e continua otimista com a retomada, promovida por Guedes e sua equipe, do crescimento econômico.
De fato, o Ministério da Economia colecionou boas vitórias em 2019. O detalhe despercebido, porém, é que essa é a única ala em que Bolsonaro deu total autonomia para Guedes – o posto Ipiranga – trabalhar. Por consequência, ministérios como Infraestrutura e Minas e Energia têm avançado também. Nem o ministro Sérgio Moro, por exemplo, teve tal autonomia.
Enfim, vale questionar: só o crescimento importa? Apesar de ser essencial para o futuro de um país, acredito que não. O fato de áreas também estratégicas para o avanço do Brasil – como política externa, educação, meio ambiente e saúde – terem gargalos sérios de gestão e políticas públicas limita o impulso sustentável da economia em um período de médio a longo prazo.
Quanto custa ignorar ações como a redução da participação da sociedade civil em conselhos de políticas públicas ou, por exemplo, a promoção do excludente de ilicitude? Ou ainda a tentativa frustrada de mudar as regras sobre sigilo de dados na esfera federal? Indo mais além, qual é a real intenção do ministro da Educação, Abraham Weintraub, quando este afirma – fantasiosamente – que as universidades federais são "madraças de doutrinação" que contêm "plantações extensivas" de maconha e produção de metanfetamina?
Evidentemente, as instituições no Brasil são ventiladas e esses tipos de comportamentos e atos muitas vezes esbarram em empecilhos jurídicos, legislativos ou até mesmo de controle externo – por meio da sociedade civil. É imprescindível, porém, ter o nosso compasso ético sempre aguçado: qual o preço da democracia? Crescimento de 5 a 6% ao ano? Se estiver confuso, pergunte aos chineses.
Pode até ser que tenhamos 3 ou 4 anos de crescimento robusto e que o próprio presidente se beneficie disso, sendo reeleito em 2022. O alerta fica, como já disse, pela sustentabilidade desse crescimento. Será que um país tão (ou mais) desigual como o Brasil consegue manter sua estabilidade política e econômica sem atacar estruturalmente os problemas de educação, de saúde básica, de produtividade e de outros pré-requisitos básicos para uma vida minimamente digna?
Corre-se o risco de recrudescer um regime que já vem sendo posto em xeque na maioria do Ocidente, mas que ainda segue como nossa melhor opção. A história nos mostra que não há sucesso quando se combina crescimento econômico e qualquer regime antidemocrático. Mas a ideologia bolsonarista tem o seu próprio jeito de olhar para a história. É claro que o crescimento econômico é muito bem-vindo, mas não pode servir de pretexto para aceitarmos qualquer decisão do governo em outras frentes.
 
Leitura recomendada
Por que os Fundos Imobiliários vão bombar em 2020
Enquanto todos olham para os recordes do Ibovespa o especialista em investimentos da Levante, Felipe Bevilacqua, me mostrou que o setor Imobiliário segue o mesmo caminho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.