sexta-feira, 22 de maio de 2020

Campanha de vacinação contra a Influenza acontece até dia 5 de junho

Campanha de vacinação contra a Influenza acontece até dia 5 de junho
Município tem à disposição da comunidade 74 salas de vacinas com horários diferenciados. Imunização de crianças, gestantes e mulheres no pós-parto continua abaixo da meta

Araípedes Luz/Secretaria de Governo e Comunicação

Com a chegada das frentes frias, características das estações do outono e inverno, aumentam os casos de doenças respiratórias como a gripe que é provocada pelo vírus influenza. Por se tratar de uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório, pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco. A vacina é a única forma de prevenção, por isso a Prefeitura de Uberlândia reforça a importância da imunização durante a 22º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que termina no dia 5 de junho.

A vacinação na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Neste ano, a campanha começou no dia 23 de maio e 162.203 mil pessoas dos grupos prioritários já foram vacinadas. Nesta última fase, podem vacinar adultos de 55 a 59 anos e professores da rede pública e privada.

Mesmo com o andamento desta fase, o Programa de Imunização ressalta que as pessoas dos grupos anteriores que ainda não estão protegidas devem se vacinar, principalmente as crianças (com mais de 6 meses e menores de 6 anos), gestantes e mulheres no pós-parto até 45 dias (puérperas). Este público-alvo começou a ser vacinado no último dia 11 e ainda não atingiu a meta estabelecida, que é de 90%. Até o momento foram vacinadas 44% das crianças, 36% das gestantes e 48% das puérperas.

O município tem à disposição da comunidade 74 salas de vacinas com horários diferenciados para atender a todos que devem vacinar. Para continuar garantindo a segurança da comunidade neste momento de pandemia, as equipes das salas de vacina continuam seguindo todas as medidas preventivas, como vacinação em local amplo e arejado e orientação nas filas para o distanciamento. A imunização é feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e em seis Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

A Prefeitura de Uberlândia orienta ainda que a vacinação não protege contra a Covid-19, que é uma doença nova. A proteção é eficaz apenas para o vírus da gripe (Influenza). No entanto, assim como no caso da Covid-19, a transmissão da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar.

Também se dá pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Por isso, adotar hábitos de higiene, como lavar as mãos frequentemente e cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ou com o antebraço ao espirrar ou tossir é fundamental para evitar a propagação do vírus da gripe.

 Confira abaixo a documentação necessária para vacinação:

Adultos de 55 a 59 anos

                           - identidade;
Professores da rede pública e privada

            - crachá ou contra-cheque;
 Crianças de seis meses e menores de seis anos de idade

- cartão de vacina;

Gestantes


- caderneta da gestante ou exame que comprove a gestação;
 Puérperas
 (mulheres com até 45 do pós-parto)

- certidão de nascimento da criança;

Pessoas com deficiência

 -  laudo médico que comprove a deficiência ou comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou documento de aposentaria da pessoa com deficiência;






















Onde vacinar?

Unidades
Horário

UAIs Tibery, Roosevelt, Pampulha, Luizote e Planalto, Martins
*exceto São Jorge e Morumbi


das 8h às 20h

Unidade Básica de Saúde (UBS)

das 8h às 18h



Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF)

Das 7h30 às 16h30h



















20/05/2020
Hismênia Keller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.