sexta-feira, 29 de maio de 2020

Conjunto de motobombas já está interligado à rede do Sistema Capim Branco

Conjunto de motobombas já está interligado à rede do Sistema Capim Branco

Após a conclusão da 1ª etapa, Dmae terá capacidade para fornecer água para 1,5 milhão de habitantes

 

  FOTO: VALTER DE PAULA / SECOM

As cinco motobombas da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Capim Branco já estão instaladas e foram interligados à adutora nos últimos três meses, dentro da etapa de montagem dos equipamentos. Elas integram o sistema localizado na região da Tenda do Moreno que conta com estações de bombeamento na captação de água bruta e na elevatória de água tratada. Ao entrar em operação a ETA Capim Branco vai reforçar o abastecimento do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).  

 As bombas desenvolvidas especialmente para a ETA Capim Branco com potência de 1,5 mil cavalos, peso aproximado de 14 toneladas e capacidade de bombeamento de 500 litros por segundo estão instaladas em uma área de 325m². O conjunto conta com quatro motobombas em funcionamento e uma de reserva, com capacidade de bombeamento de 2 mil litros por segundo.

A estrutura será responsável por bombear a água tratada da ETA para a caixa de transição (localizada próximo ao anel viário), de onde segue, por gravidade, para o reservatório do bairro Custódio. Segundo a diretoria técnica do Dmae, o conjunto oferece eficiência e rapidez. Após a conclusão da primeira etapa, o sistema Capim Branco, aliados aos Bom Jardim e Sucupira terão capacidade para fornecer água para 1,5 milhão de habitantes.

 

Captação represa
O Sistema Capim Branco conta também com um conjunto de cinco motobombas instalado no canal de captação, às margens do lago da represa de Capim Branco. O funcionamento é semelhante ao da ETA, com quatro motobombas em operação e uma de reserva. Este conjunto vai bombear a água bruta para estação de tratamento, em uma distância de 5 km de adutoras.

Capim Branco
A conclusão está prevista para o fim do mês de setembro e a fase inicial de pré-operação do sistema deverá ser em outubro, uma vez que a pandemia da Covid-19 exigiu alguns ajustes no cronograma das obras para atender os requisitos de segurança das equipes que trabalham no sistema. O investimento da primeira etapa será de aproximadamente R$ 336 milhões, financiados e repassados em parcelas pela Caixa conforme o andamento dos trabalhos.

28/05/2020
Leonardo Leal
3233-4309/4310/4318

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.