LNB e CBB reúnem 29 equipes interessadas em disputar a Liga Ouro 2026
Representantes de clubes de 9 Estados do Brasil comparecem à sede da LNB para discutir formato da edição de 2026 da Liga Ouro, a Divisão de Acesso ao NBB CAIXA
A Liga Nacional de Basquete e a Confederação Brasileira de Basketball deram mais uma demonstração de união de forças e reuniram, nesta quarta-feira (05/11), na sede da LNB, as equipes que demonstraram interesse em disputar a Liga Ouro 2026, a Divisão de Acesso ao NBB CAIXA. O encontro representou mais um avanço na relação entre as entidades e no aprimoramento da estrutura do basquete adulto brasileiro, reforçando o compromisso com o fortalecimento e a sustentabilidade do ecossistema competitivo nacional.
Dos 29 clubes interessados, 25 compareceram à reunião, que também contou com a presença remota do presidente da Confederação Brasileira de Basketball, Marcelo Sousa, e da presença física do Emerson Appel, representante do Comitê Brasileiro de Clubes, que falou sobre como os times participantes se beneficiarão dos recursos do CBC.
“A Liga Ouro chega à sua edição de 2026 ainda mais forte e estruturada, consolidando-se como a principal porta de entrada para o NBB CAIXA, que pela primeira vez tem o sistema de rebaixamento. A cada ano, o torneio se torna mais competitivo, com clubes mais organizados e comprometidos com o desenvolvimento do basquete brasileiro. Esse fortalecimento mostra o amadurecimento do nosso ecossistema e o quanto estamos conseguindo ampliar as oportunidades para novos talentos e projetos esportivos em todo o país”, declarou o presidente da LNB, Rodrigo Montoro.
"A Liga Ouro é o campeonato oficial e único acesso à elite do basquete brasileiro. Dentro desse novo momento entre a LNB e a CBB, desejamos todo o sucesso ao torneio, aos clubes que confirmarem sua participação e temos certeza que a Liga seguirá tratando esse produto com todo o carinho, como já tem feito", reforçou o presidente da CBB, Marcelo Sousa.
No encontro, LNB e CBB detalharam o processo de unificação entre o Campeonato Brasileiro Masculino Adulto e Liga Ouro, que será o único caminho para os clubes que almejam disputar a elite do basquete nacional.
A LNB apresentou sua estrutura institucional, as áreas de atuação, os pilares de governança e os mecanismos de apoio aos clubes, incluindo comunicação, marketing, arbitragem e operações. A apresentação também destacou o calendário integrado das competições e a importância da continuidade esportiva entre as divisões.
A reunião também revisitou os resultados da Liga Ouro 2025, que teve o Basket Osasco como campeão e o Cruzeiro Basquete como vice-campeão. As duas equipes protagonizaram uma das finais mais equilibradas da história recente da competição e hoje figuram no NBB CAIXA, reforçando o papel estratégico do torneio.
Por fim, os representantes das equipes presentes também participaram de uma ampla discussão, com o objetivo de construir coletivamente o melhor modelo para a Divisão de Acesso de 2026. A troca de ideias reforçou o compromisso conjunto de desenvolver uma competição sólida, sustentável e cada vez mais conectada com o projeto de expansão do basquete brasileiro.
“Foi um encontro muito importante para perceber que as equipes estão interessadas não somente em saber informações da Liga Ouro, mas principalmente buscando desenvolver seus projetos para poderem chegar à competição com mais solidez. Estamos com uma expectativa muito boa para essa próxima edição e acreditamos que esse movimento só comprova que o ecossistema está unido em prol do desenvolvimento do basquete”, disse Larissa Bettim, coordenadora da Liga Ouro.
Agora, todos os interessados terão um período para entregar a ficha de inscrição e, posteriormente, toda a documentação exigida pela Liga. São comprovações financeiras e estruturais, que também são exigidas no NBB CAIXA, que darão aos clubes o direito de ingressar na competição.
As equipes terão até o final de novembro para enviarem o documento de pré-inscrição no campeonato. Depois disso, as taxas de inscrição deverão ser pagas até a primeira semana de dezembro. E, por fim, a divulgação final das equipes que disputarão a Liga Ouro 2026 está prevista para a segunda quinzena de dezembro. A competição tem previsão de início em fevereiro e término em maio de 2026.
A Liga Ouro foi disputada entre 2014 e 2019 e voltou em 2025. Atualmente, 10 dos 20 clubes que disputam o NBB CAIXA já disputaram a Divisão de Acesso.
Veja os times que participaram da reunião:
AABB Limeira (São Paulo)
ADRM/Maringá (Paraná)
AD Brusque (Santa Catarina)
América Towers (Minas Gerais)
Aspirantes (São Paulo)
Associação de Basquete de Anápolis (Goiás)
Associação dos Amigos do Basquete de Joinville (Santa Catarina)
Basquete Joaçaba (Santa Catarina)
Basquete Tatuí (São Paulo)
Blumenau (Santa Catarina)
Campo Mourão Basquete (Paraná)
Cetaf Vila Velha (Espírito Santos)
Club Athletico Paulistano (São Paulo)
Clube Espéria (São Paulo)
Clube Paineiras do Morumby (São Paulo)
Esporte Clube Vitória (Bahia)
Esporte Clube Bahia (Bahia)
Esporte Clube Pinheiros (São Paulo)
Fluminense FC (Rio de Janeiro)
Federação Amapaense de Basquete (Amapá)
Instituto Anderson Varejão (São Paulo)
Instituto Técnico Desportivo Atitude (Rio de Janeiro)
Joinville - Our Team (Santa Catarina)
Liga Sorocabana de Basquete (São Paulo)
Londrina (Paraná)
Minas Tênis Clube (Minas Gerais)
Praia Clube (Minas Gerais)
São Paulo Futebol Clube (São Paulo)
Sodiê Mesquita (Rio de Janeiro)
Clubes do NBB CAIXA 2025/26 que já disputaram a Liga Ouro:
Caxias do Sul Basquete (RS)
Vasco da Gama (RJ)
Botafogo (RJ)
Corinthians (SP)
Mr. Moo São José Basketball (SP)
Unifacisa (PB)
Pato Basquete (PR)
Basket Osasco (SP)
Cruzeiro Basquete (MG)
Todos os campeões da Liga Ouro:
2014 – Rio Claro Basquete (SP)
2015 – Caxias do Sul Basquete (RS)
2016 – Vasco da Gama (RJ)
2017 – Botafogo (RJ)
2018 – Corinthians (SP)
2019 – Unifacisa (PB)
2025 - Basket Osasco (SP)





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.