sábado, 9 de fevereiro de 2013

Praças e Canteiros serão revitalizados

clip_image003 
Praças e Canteiros serão revitalizados

            As praças de uma cidade servem como áreas de lazer, convivência e descanso para a população. Sendo assim, Secretaria de Serviços Urbanos coloca em prática o projeto “Praças e Canteiros” que pretende revitalizar e requalificar espaços públicos tanto na região central como nos bairros. Em Uberlândia existem mais de 240 praças públicas. O trabalho teve início este mês na praça Adolfo Fonseca, na região central, e nos canteiros da avenida João Pinheiro.
            O projeto tem a parceria da Secretaria de Meio Ambiente, que atuará na revitalização paisagística de áreas verdes. As praças e canteiros vão receber espécies de mudas ornamentais e árvores típicas da flora regional, levando-se em conta o local e a quantidade de luminosidade nele existente (sombra ou sol), para que as plantas se desenvolvam adequadamente, resistindo às diversidades climáticas. Entre as mudas estão as arbustivas, trepadeiras, gramados, forrações de diversas texturas e cores.
Além das ações de paisagismo, também estão previstas outras intervenções, como a construção de novas calçadas e passeios, projetados de forma a oferecer melhor acessibilidade aos pedestres, instalações de luminárias, lixeiras e de mobiliários, como bancos, entre outras melhorias.
A intenção é criar ambientes que proporcionem à população a prática da caminhada e tenham orgulho do lugar onde vivem. Praças e jardins bem conservados embelezam, valorizam o espaço e atraem mais pessoas.  Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Eduardo Afonso, o destaque deste projeto está no “olhar”.  “Melhorar ambientes sem onerar custos, mas criando um espaço agradável e familiar, onde as pessoas possam confraternizar em uma bela tarde de domingo, por exemplo. Esse é o nosso objetivo”, afirma Eduardo.
             As plantas, além de tornar o ambiente mais agradável, têm um papel importante para os espaços urbanos. Segundo Ascânio Oliveira, assessor da Secretaria de Meio Ambiente, as flores e folhas regulam o ruído e a poluição do ar e ainda promovem a limpeza do ambiente através da fotossíntese. “Então o plantio dessas espécies só traz benefícios para as pessoas que vão utilizar esses espaços. Elas vão ter o privilégio de respirar um ar mais puro, sem a interferência de ruídos desagradáveis”, afirma Ascânio.
            
Apoio da comunidade


            A participação da comunidade local e das empresas pode contribuir para um ambiente ainda mais verde e de qualidade. De acordo com a Lei Municipal 6.417 /95, regulamentada pelo decreto 7.383/97, é possível que intuições privadas ou pessoas físicas adotem uma praça. Os espaços revitalizados poderão ser repassados a empresas ou pessoas interessadas, através de um Termo de Cooperação ou pelo Programa Zeladoria de Praças. Os candidatados geralmente moram ou trabalham próximos aos locais dos espaços públicos. Desta maneira, é possível garantir o envolvimento da comunidade e ajudar na preservação de um espaço verde que já faz parte do dia-a-dia deles. As empresas podem utilizar o espaço para fazer publicidade, respeitando o princípio da legalidade. Hoje existem 21 praças que já foram adotadas. Novas adesões podem ser feitas por meio da Secretaria do Meio Ambiente.

Daniela Queiroz
08/02/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.