quinta-feira, 21 de março de 2013

NBB



NBB - Por recuperação, Flamengo encara Joinville fora de casa
Líder do campeonato vem de derrota no NBB para Bauru e depois somou três resultados negativos na Liga das Américas; confronto será transmitido pelo SporTV
Apesar de ainda figurar na liderança da atual temporada do NBB, a fase do Flamengo não é das melhores. Em seu último compromisso na competição nacional, a equipe carioca acabou derrotada pelo Paschoalotto/Bauru, mesmo jogando em casa. Depois, no Grupo D da Liga das Américas, perdeu suas três partidas e não conseguiu conquistar vaga na fase final do torneio continental.

Nesta quinta-feira, às 19 horas (de Brasília), o time rubro-negro terá a chance de se recuperar. Em partida válida pela 31ª rodada do NBB, o esquadrão comandado pelo técnico José Neto irá até o Estado de Santa Catarina para encarar o Cia. do Terno/Romaço/Joinville, no Centreventos Cau Hansen. O duelo será transmitido ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV.

Um revés em solo catarinense pode custar caro ao clube da Gávea. Com 24 vitórias em 27 jogos disputados (88,9% de aproveitamento), a equipe do Rio de Janeiro segue com o rival Uniceub/BRB/Brasília na cola. Os atuais tricampeões da maior competição de basquete do país somam 25 triunfos em 29 partidas realizadas (86,2% de aproveitamento) e assumirão a ponta da tabela em caso de derrota do Flamengo para Joinville.

Depois de somar 20 triunfos seguidos no início do campeonato nacional, os cariocas perderam a invencibilidade para o Vivo/Franca, no dia 16 de fevereiro, e de lá para cá as coisas nunca mais foram as mesmas. Depois do revés para o esquadrão do interior paulista, a agremiação carioca entrou em quadra nove vezes (seis pelo NBB e três pela Liga das Américas) e venceu apenas quatro partidas.

"A gente não pensa para trás, temos que olhar sempre para frente. Do mesmo jeito que conquistamos 20 vitórias seguidas no início da temporada, essa nossa sequência negativa não quer dizer nada. Temos que pensar no que precisamos fazer para vencer, assim como estávamos fazendo antes. Temos a mentalidade do que é preciso para vencer e vamos executar isso em quadra. Todo jogo é importante e sabemos disso", explicou o treinador flamenguista José Neto.

Enquanto os rubro-negros entrarão em quadra em busca da recuperação, os representantes de Joinville farão uma espécie de confronto de vida ou morte na luta por uma vaga nos playoffs. Após perder seus últimos três compromissos, a equipe comandada pelo técnico Ênio Vecchi se distanciou da zona de classificação à fase de mata-mata e agora se encontra apenas no 15º lugar, com uma campanha de nove resultados positivos em 29 duelos (31% de aproveitamento). Porém, uma vitória sobre o líder pode dar um novo fôlego para os catarinenses.

"A gente sabe que o jogo é bem complicado e que a nossa situação é bem critica pensando em playoff. Mas a gente vai entrar pra fazer o nosso trabalho. Temos que acreditar em nós e no nosso potencial. Mas para gente é mais um jogo, não é porque é contra o Flamengo, que vamos mudar nosso jeito de jogar. É um jogo comum, mas estaremos diante de um time de extrema qualidade. Porém, eu acredito no nosso trabalho do nosso grupo e acredito que se fizermos um bom jogo poderemos surpreendê-los", explicou o jovem ala/armador Victor Correia, segunda maior cestinha da equipe, com média de 11,6 pontos por jogo.

O confronto marcará o retorno do técnico José Neto a Joinville. Na última temporada do NBB, o treinador comandou a equipe catarinense a uma honrosa campanha: o time do Sul do país chegou até as quartas de final e foi eliminado pelo Pinheiros/SKY em uma batalha de cinco jogos. Além do comandante rubro-negro, o pivô Shilton, que jogou as quatro primeiras edições do campeonato pelo Joinville, e o armador Kojo Mensah, que vestiu a camisa do Joinville no último NBB, também farão suas primeiras partidas como visitante no Estado de Santa Catarina.

"Sem dúvida é uma sensação diferente. Minha primeira equipe no NBB foi Joinville, além de ter sido uma cidade que me acolheu muito bem. Vai ter um gosto diferente enfrentar a torcida que tanto me apoiou durante a temporada passada. Eles (torcida) me ajudaram a fazer um bom campeonato por Joinville. Espero que a possibilidade de rever pessoas especiais, nos ajude a conseguir nosso objetivo, que é a vitória. Mas, começando o jogo, tenho certeza de que Flamengo e Joinville esquecerão tudo isso e brigarão pela vitória", concluiu Neto


Minas e Uberlândia fazem clássico

A 31ª rodada da atual temporada do NBB terá um clássico regional. Também nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília), na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), os rivais mineiros Icatu/Minas e Unitri/Universo duelarão. Com a proximidade do fim da fase de classificação do campeonato nacional, a partida será de extrema importância para as duas equipes.

O time do triângulo mineiro ocupa a terceira colocação, com uma campanha de 19 vitórias e nove derrotas (67,9% de aproveitamento), mas é seguido de perto por outros quatro times. Paschoalotto/Bauru, Pinheiros/SKY, Vivo/Franca e São José/Unimed estão na briga por uma vaga no grupo dos quatro primeiros colocados, que dá o privilégio de se garantir direto na fase de quartas de final.

"Eu acho que cada jogo agora é decisivo. O campeonato inteiro teve como predominância o equilíbrio. Mas, agora é a hora de colocar tudo o que conversamos e treinamos em prática. Temos que finalizar bem a fase de classificação para se possível confirmar vaga no G-4 e entrar com tudo nos playoffs", explicou o experiente armador Helinho.

Enquanto isso, o esquadrão de Belo Horizonte segue na luta para confirmar sua vaga nos playoffs. Os comandados do técnico Raul Togni ocupam a nona posição, com 14 triunfos em 28 partidas disputadas (50% de aproveitamento), e além da classificação para o mata-mata, a equipe tem outro objetivo: conquistar o mando de quadra nas oitavas de final.

Na partida do primeiro turno, Uberlândia saiu com a vitória, mas não foi fácil. Após muito equilíbrio do início ao fim, Helinho converteu um arremesso de dois pontos no estouro do cronômetro e deu a vitória ao time comandado pelo técnico Hélio Rubens diante da fanática torcida uberlandense no Ginásio Homero Santos.

"A equipe de Uberlândia é muito boa, tem grandes nomes em seu elenco, mas temos condições de vencê-los aqui em Belo Horizonte. Na casa deles, no primeiro turno, perdemos por muito pouco, no último lance do jogo, e isso certamente nos serviu de lição, então, vamos ficar atentos até o apito final e esperamos obter um resultado positivo. Clássico é muito difícil de prever alguma coisa, mas vamos lutar pela vitória. Precisamos vencer mais alguns jogos para confirmar a vaga na segunda fase do NBB", comentou o técnico minastenista Raul Togni Filho.

Em toda a história do NBB, as equipes do Estado de Minas Gerais já se enfrentaram em cinco oportunidades e o equilíbrio toma conta do confronto. O time de Uberlândia leva uma pequena vantagem, já que venceu três duelos, contra duas vitórias do clube de Belo Horizonte.

"Todos os jogos entre nós e Minas nesta temporada, tanto pelo Campeonato Mineiro, como pelo NBB, foram muito equilibrados, com diferença inferior a cinco pontos para o vencedor. A tendência é que seja mais uma partida disputada do início ao fim, mas estamos confiantes em fazer uma boa apresentação em Belo Horizonte para conquistar este importante triunfo fora de casa", concluiu Helinho, herói da vitória do Uberlândia sobre o Minas no primeiro turno.


Confira todos os jogos do NBB nesta quinta-feira:

19h - Suzano/Cesumar/Campestre x Paschoalotto/Bauru
19h - Cia. do Terno/Romaço/Joinville x Flamengo
19h15 - Pinheiros/SKY x Tijuca/Rio de Janeiro
20h - Paulistano/Unimed x SKY/Basquete Cearense
20h - Icatu/Minas x Unitri/Universo
20h - Palmeiras x Liga Sorocabana


Curiosidades da rodada:

Cia. do Terno/Romaço/Joinville x Flamengo - Ginásio Centreventos Cau Hansen, Joinville (SC) - Quinta-feira - dia 21/03, às 19h00 

O retorno 
A partida marcará o reencontro do técnico do Flamengo, José Neto, o norte-americano Kojo e o pivô Shilton, com a torcida de Joinville. O treinador e o "gringo" defenderam as cores da equipe de Santa Catarina na temporada passada, já Shilton atuou no time nas quatro primeiras edições do NBB.

Total superioridade 
Em 12 confrontos já disputados entre as equipes no NBB, o Flamengo saiu vencedor em 11. Os rubro-negros levaram a melhor nos últimos seis duelos contra os catarinenses.

Em crise? 
O líder Flamengo não passa por suas melhores fases na atual temporada. A equipe do técnico José Neto foi derrotada em casa pelo Bauru na última rodada do NBB, e os três jogos que disputou pela Liga das Américas.

Quase na mesma 
O Joinville também não vive seu melhor momento no NBB. Os comandados de Ênio Vecchi já estão há três jogos sem sentir o gosto de uma vitória.

Melhor ataque 
Os rubro-negros são os donos do melhor ataque da competição, com média de 90,63 pontos convertidos por jogo.

Os donos do garrafão 
Além de ter o melhor ataque, o Flamengo é o time que mais pega rebotes na atual temporada. O time da Gávea pega em média 34,33 por jogo.

Mais pontos, mais eficiência 
O ala do Flamengo, Marquinhos, é o cestinha do campeonato, com média de 21,37 pontos por jogo. Além disso, o camisa 11 rubro-negros é o jogador com melhor média de eficiência por partida, 23,41 por partida.

Primeiro turno 
O Flamengo levou a melhor, jogando em casa, com tranquilidade, por 94 a 67.


Suzano/Cesumar/Campestre x Paschoalotto/Bauru - Ginásio Prof. Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) - Quinta-feira - dia 21/03, às 19h00

Renovados 
Esta será a primeira partida que o Bauru fará com suas principais estando de contrato de renovado. Ricardo Fischer, Gui Deodato, Larry Taylor, vestirão a camisa bauruense por mais três anos.

Embalados 
Os comandados do técnico Guerrinha acumulam quatro vitórias consecutivas na atual temporada, sobre Tijuca e Flamengo, fora de casa, Joinville e Limeira, jogando diante de sua torcida.

Primeiro turno 
O Bauru não tomou conhecimento do Suzano, e venceu por 85 a 44.


Icatu/Minas x Unitri/Universo - Arena VIVO, Belo Horizonte (MG) - Quinta-feira - dia 21/03, às 20h00 

Day em alta 
O norte-americano do Uberlândia, Robert Day, completará 100 jogos no NBB, neste clássico mineiro. Neste dia comemorativo, e justamente na rodada 31, o camisa 31 do time mineiro pode chegar a 300 bolas de 3 pontos em sua trajetória na competição. Para isso se concretizar, o atleta precisa de quatro arremessos longos convertidos.

100 e 150 
Outro jogador que completará 100 jogos é o pivô Cipolini, do Uberlândia. O jogador também pode completar uma marca nesta partida. Líder absoluto em enterradas na atual temporada (45 no total), o atleta pode atingir a marca de 150 cravadas na carreira, faltam quatro para isso acontecer.

Uberlândia em vantagem 
Na história do clássico mineiro do NBB, ocorreram cinco partidas, com três vitórias para os uberlandenses e duas para os minastenistas.

Primeiro turno 
Em um clássico muito pegado, o Uberlândia levou a melhor com uma bola de 2 pontos no estouro do cronômetro do armador Helinho.


Paulistano/Unimed x SKY/Basquete Cearense - Ginásio Antonio Prado Jr, São Paulo (SP) - Quinta-feira - dia 21/03, às 20h00 

Um bom filho a casa torna
O destaque do Basquete Cearense, Felipe Ribeiro, reencontrará a torcida do Paulistano pela primeira vez desde sua saída da equipe. O camisa 33 da equipe nordestina vestiu a camisa do time da capital paulista nas três últimas temporadas do NBB.

O cara do Ceará 
Felipe Ribeiro é o jogador que mais pega rebotes na temporada (9,0 por jogo) e o que mais dá tocos (1,59 por jogo). Além de ser o cestinha de sua equipe, com média de 15,8 pontos por partida, o camisa 33 é o segundo jogador mais eficiente da quinta edição da maior competição do basquete brasileiro, com média de 22,26 de valoração por confronto.

1.500 
Um dos líderes do time, o armador André Góes precisa de quatro pontos para completar 1.500 no NBB.

Sequência negativa 
O time da capital paulista passa por maus momentos no NBB. A equipe do técnico Gustavo de Conti não o que é vencer há quatro partidas.

Primeiro turno 
O Basquete Cearense superou o Paulistano, em casa, por 95 a 76. O destaque do confronto foi Felipe Ribeiro, que registrou 22 pontos. Já o cestinha da partida foi Manteguinha, que fez 25 pontos.


Pinheiros/SKY x Tijuca/Rio de Janeiro - Ginásio Henrique Villaboim, São Paulo (SP) - Quinta-feira - dia 21/03, às 20h00 

Invicto
Em toda a história do NBB, o Pinheiros jamais perdeu para o Tijuca. Foram três confrontos, com três vitórias dos paulistas.

Entre os quatro das Américas 
No último final de semana, em Buenos Aires (ARG), o Pinheiros garantiu classificação para o Final Four da Liga das Américas 2013. Mesmo sendo derrotado pelos donos da casa, o Lanús (ARG) os pinheirenses bateram o Mavort (EQU) e o líder do NBB, Flamengo.

Mão quente 
O Pinheiros é o dono da melhor média de bolas de 3 convertidas por partida na atual temporada. A agremiação da capital paulista tem média de 10,92 tiros longos certos por jogo.

Primeiro turno 
O Pinheiros bateu o Tijuca, fora de casa, por 73 a 64, com grande atuação de Shamell, autor de 22 pontos.


Palmeiras x Liga Sorocabana - Ginásio Palestra Itália, São Paulo (SP) - Quinta-feira - dia 21/03, às 20h00 

Primeiro turno 
A Liga Sorocabana contou com excelente partida da dupla norte-americana Holloway-Dawkins, autores de 23 e 21 pontos, respectivamente, para bater o Palmeiras, em casa, por 93 a 73.

Líder de dentro 
O norte-americano Desmond Holloway, é o líder em bolas de 2 pontos na atual temporada, com média de 6,04 por partida.

Contra as origens 
O jovem ala do Palmeiras, Gustavo Scaglia, é natural de Sorocaba (SP)cidade em que o atleta começou a jogar basquete. Com 13 anos, o jogador alviverde se transferiu para o time de Palestra Itália, em que ele está até hoje, com 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.