quarta-feira, 20 de março de 2013

Uberlândia se mantém em estado de alerta para a dengue



Uberlândia se mantém em estado de alerta para a dengue

O segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) deste ano vistoriou 10.318 imóveis e revela que Uberlândia está em situação de alerta para a dengue, com índice de 3,8%. No primeiro levantamento do ano, realizado em janeiro, o índice era de 3,9%. (Clique aqui e confira 2º Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti - LIRAa)
O LIRAa foi realizado entre os dias 11 e 15 de marçoe os dados divulgados na manhã de hoje revelam a importância do envolvimento da população no combate à doença: 93% dos focos do mosquito estão dentro dos domicílios e 7% em terrenos baldios.“A epidemia de dengue fez duas vítimas fatais em Uberlândia e outras 25 no Estado. Não podemos esmorecer nessa batalha. Os governos municipal, estadual e federal estão fazendo a parte que lhes cabe. Mas é preciso que a população elimine os focos do mosquito dentro de suas casas”, afirmou o secretário de Saúde, Almir Fontes.
Casos
Até o dia 19 de março, a cidade registrou 2.474 casos notificados da doença, totalizando uma incidência de 369,2 casos por mil habitantes. “Os casos de dengue vão seguir até maio. Dentro de um histórico epidemiológico, vamos entrar no período de maior transmissão ao longo de um ano. É o momento de alerta total à população”, informou Almir Fontes.
Para atuar nesse momento de maior incidência da doença, a secretaria de Saúde, com o aval do Ministério Público, está contratando 100 agentes de controle de zoonoses que irão fazer o trabalho em campo. Esses profissionais serão pagos com recursos do Governo Federal destinados exclusivamente ao combate à dengue. Outros 50 agentes, serão contratos pelo Governo de Minas, por meio de um convênio com Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Alto Paranaíba (Amvap).
O fumacê segue circulando pela cidade e o trabalho de bloqueio aos pontos onde há notificação de casos segue entre as ações do Centro de Controle de Zoonoses. “Em parceria com a Secretaria de Educação, a Secretaria de Saúde promove atividades de educação em saúde nas escolas estaduais, municipais e na zona rural de Uberlândia. Outra secretaria que atua conjuntamente para o combate à doença é a de Serviços Urbanos, que a partir deste sábado, irá fazer mutirões nas regiões onde há a maior transmissão da doença. A gestão municipal está toda unida contra a dengue”, reforçou o secretário. O primeiro bairro a receber o trabalho será o Oswaldo Rezende.
A pesquisa
O LIRAa é um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue e determinar as medidas de prevenção. Os municípios classificados em situação de risco para surto de dengue apresentam focos do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de ou 3,9% dos imóveis pesquisados têm focos, e índice satisfatório quando está abaixo ou igual a 1% de imóveis com focos do Aedes aegypti.

20/03/2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.