domingo, 21 de abril de 2013

Conferência vai abordar políticas de inclusão social para a juventude


Conferência vai abordar políticas de inclusão social para a juventude
            Acontece em Uberlândia no dia 23, terça-feira, a Conferência sobre Políticas de Inclusão Social para a Juventude. O evento será na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), anfiteatro do Campus Santa Mônica, bloco 3Q, das 8h às 17h. O evento acontece em parceria entre a Prefeitura, por intermédio do Núcleo de Apoio a Juventude, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, e o Movimento Cidade Futura, da UFU.
O objetivo do evento é reunir estudantes, lideranças juvenis e gestores em políticas públicas com interesse no desenvolvimento da inclusão social para a juventude. Segundo a coordenadora do Núcleo, Ana Larissa Guedes, falar de inclusão social é um exercício de democracia participativa para engajar todos os interessados em discutir novas perspectivas. “É preciso estar atenta à execução de políticas voltadas para a inclusão social dos jovens. Considerando o fato de que a juventude é o combustível da prosperidade, visto que ela é a principal força de trabalho, a opção pelo investimento na juventude é naturalmente a chave para o desenvolvimento de Uberlândia”, disse.
Todos os temas (veja abaixo) que serão abordados entre os jovens terão a participação do coordenador de Integração da Gestão e Projetos Especiais da Subsecretaria de Proteção Social e Especial da Prefeitura do Rio de Janeiro, Allan Borges. Em 2010, Borges foi nomeado Superintendente de Estado de Juventude e coordenou o programa dos Centros de Referência da Juventude que atendem mais de seis mil jovens por ano. Larissa Guedes diz que é fundamental a participação maciça dos jovens para que sejam conhecidas todas as necessidades da categoria em um único espaço a ela destinado. “O jovem é o motor do desenvolvimento econômico e social, e devemos aproveitar esse potencial, não usá-lo, seria um verdadeiro desperdício, deixando imperfeita a estabilidade social”, enfatizou.
Para mais informações e inscrições, os interessados devem acessar o site www.conferenciainclusaojovem.com.br. Toda a conferência será transmitida ao vivo pelo portal.
Durante a conferência os jovens vão discutir sobre:
• A inclusão social e juventude no contexto da política nacional e local
• Considerar o perfil de risco que os jovens enfrentam em Uberlândia
• Refletir sobre os aspectos econômicos da inclusão social
• Refletir sobre as dimensões de inclusão social da juventude em Uberlândia
• Considerar as questões de governança e propor a criação do Observatório da Juventude


Cássia Bomfim
Desenvolvimento Social e Trabalho
19/04/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.