sábado, 31 de agosto de 2013

Seminário de Meio Ambiente destaca desenvolvimento sustentável regional

Seminário de Meio Ambiente destaca desenvolvimento sustentável regional

O primeiro Encontro de Meio Ambiente do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, realizado hoje (29) na sede da Amvap, em Uberlândia, contou com a presença de mais de 150 pessoas de 30 municípios. Organizado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente de Uberlândia e Uberaba, o seminário teve como objetivo discutir os principais problemas e soluções na área ambiental das cidades da região e a importância do tema na atualidade.
Quatro paineis nortearam os debates com apresentações e esclarecimentos de alguns técnicos sobre tópicos como problemas ambientais, código florestal, práticas sustentáveis e tendências do setor. A diversidade do debate apontou a necessidade dos municípios diagnosticarem os problemas e apresentarem soluções de forma coletiva para um desenvolvimento sustentável regional. “Uma cidade só será sustentável quando todas [as cidades] da região também forem. Estamos em uma das principais regiões do Brasil e nosso país se destaca no cenário mundial. Por isso é preciso pensar grande. Se não tivermos grandes projetos, não saberemos dar às gerações atuais e futuras os benefícios que elas podem ter”, afirmou Hélio Mendes, secretário de Meio Ambiente de Uberlândia.
Por ser um tema relativamente recente, existem muitas interpretações sobre conceitos e legislações. Para o secretário de Meio Ambiente de Uberaba, Vinícius José Rios Rodrigues, esse fato faz com que muitos municípios pequenos sejam carentes de orientações e caminhos a seguir.
“Há muitas interpretações antagônicas e o seminário é o primeiro passo para que nos reunamos com mais frequência e encontremos saídas. Especialmente para os municípios menores, cuja capacidade de ação é limitada em função do tamanho da sua receita e da estrutura que eles têm dentro das prefeituras. Há posicionamentos extremamente divergentes em relação à legislação. É a partir desses conceitos que as legislações são construídas e interpretadas, e nesse sentido é interessante trazer algumas reflexões, procurando nivelar alguns conceitos”, explicou Rodrigues.
O seminário deve acontecer a cada seis meses. O próximo encontro será em Uberaba, ainda sem data definida.

Resíduos sólidos
            Umas das grandes preocupações ambientais diz respeito à política de resíduos sólidos. O crescimento desordenado da população mundial acarreta em um consumo excessivo e desarranjado. Os impactos ambientais podem ser verificados a partir das estatísticas. A população mundial é de aproximadamente 7 bilhões de pessoas e a quantidade de resíduos sólidos produzidos chega a um montante de 56 milhões de toneladas ao ano. Só no Brasil, estima-se que cada pessoa produza 335,8 quilos de lixo por ano.
As alternativas para reduzir esses impactos têm nascido de projetos do poder público e da sociedade. Uberlândia hoje conta com programas de coleta seletiva, educação ambiental, coleta mecanizada e políticas de preservação de áreas verdes. Na discussão do encontro, foram levantadas questões que apontam uma necessidade ainda maior de se pensar soluções para a produção e o descarte irregular de resíduos.


Fillipe Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.