quarta-feira, 30 de abril de 2014

Iniciado segundo módulo do projeto “Com licença vou à luta”

clip_image003           
Iniciado segundo módulo do projeto “Com licença vou à luta”

Com a proposta de valorizar as mulheres que são regressas do sistema prisional e às que estão em situação de vulnerabilidade social, garantindo oportunidades de mudança de vida através do trabalho e da profissionalização, a Secretaria Municipal Antidrogas e de Defesa Social iniciou esta semana o segundo módulo do programa “Com licença vou à luta”. São 43 participantes na faixa etária entre 24 e 65 anos que estão presenciando aulas teóricas e práticas dos cursos de manicure e estética, manipulação de alimentos e informática para atendimento. As aulas estão acontecendo nas salas de treinamento da Supere.
O resultado do programa se deve ao trabalho de mobilização e parceria que a equipe da Secretaria Antidrogas tem desenvolvido com empresas privadas, associações e órgãos públicos do município. Dentre eles estão a Superintendência da Mulher, o Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (Presp), a Comunidade Terapêutica Ser Livre, Associação Feminina do Bairro Seringueiras (Afebase), Sebrae, Sine, Universidade Federal de Uberlândia, Sistema Integrado da Mulher e a Delegacia de Mulher.
G.S. tem 31 anos e é uma das alunas do programa. Natural da cidade mineira de Vespasiano, ela veio para Uberlândia e hoje é interna da comunidade Terapêutica Ser Livre. Segundo ela, esta é uma oportunidade única para que tenha novos rumos em sua vida. Ela conta que já realizava alguns trabalhos a domicílio como manicure, mas com a certificação e o encaminhamento para o mercado de trabalho pretende alugar uma casa em Uberlândia para viver com a filha de 7 anos, que atualmente mora com os avós em Vespasiano. “Esse projeto despertou em mim uma nova vontade de viver e realizar sonhos, além claro de aperfeiçoar a técnica de manicure. No curso além de melhorar a prática, estou tendo diversos conhecimentos técnicos”, ressaltou.
Os cursos têm duração de dois meses com emissão do certificado de conclusão. Após a conclusão do segundo módulo, as participantes no terceiro módulo serão encaminhadas para estágio prático para empresas parceiras.
Criado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social em 2011, o programa "Com Licença, Vou à Luta" já contempla cerca de mil mulheres, residentes em 22 municípios. Atualmente os municípios beneficiados pelo Programa são: Alvorada de Minas, Campanário, Campo Azul, Catuti, Espinosa, Francisco Badaró, Gameleiras, Ibituruna, Jaíba, Janaúba, Jequitinhonha, Josenópolis, Manga, Matias Cardoso, Miravânia, Oratórios, Pirapora, Presidente Juscelino, Sabará, Santa Fé de Minas, Santo Antônio de Itambé e Verdelândia.

Paula Maia
Antidrogas e Defesa Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.