quarta-feira, 30 de abril de 2014

Uberlândia sediará Assembleia Nacional das Empresas Municipais de Saneamento

Uberlândia sediará Assembleia Nacional das Empresas Municipais de Saneamento

Uberlândia sedia a partir deste domingo (4) até 09 de maio, a 44ª Assembleia Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), no Center Convention. A escolha do município para receber o maior evento do saneamento na América Latina se deu por dois motivos: há 30 anos nascia, no Triângulo Mineiro, com a participação efetiva do município, a Assemae. Além desse vínculo histórico, o outro fator é o bom exemplo que a autarquia oferece como a melhor empresa brasileira no Ranking do Saneamento 2013 do Instituto Trata Brasil.
Sociedade civil sem fins lucrativos, a Assemae surgiu em 1984, tendo como primeiro presidente o diretor geral do Dmae à época, Luiz Ricardo Goulart. Hoje, a entidade reúne quase dois mil associados de municípios brasileiros, entre eles prefeituras e serviços autônomos de água e esgoto. A associação defende a universalização do saneamento básico como direito do cidadão e reconhece no saneamento o caminho para a inclusão social, a prevenção e controle de doenças de veiculação hídrica e a melhoria das condições de vida das populações urbana e rural.
Próxima de seu trigésimo aniversário, a associação lança a 44ª edição de sua assembleia nacional, com o tema “Assemae 30 Anos: pela sustentabilidade dos serviços de saneamento básico”. No formato de painéis, seminários, mesas-redondas, entre outros, serão colocados em debate temas que têm desafiado os gestores públicos municipais, como o acesso a financiamentos para as obras de esgotamento sanitário, as tecnologias de tratamento de efluentes e as perdas dos sistemas. O evento ainda conta com uma Feira de Produtos, com 73 estandes ocupados por empresas líderes no mercado.
Para o diretor geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto, Orlando Resende, é gratificante verificar que o sonho da universalização do abastecimento e da coleta de esgoto, que motivou a criação do Dmae, se tornou realidade ao longo dos anos. “Somos o exemplo vivo de que a bandeira de luta que mobilizou as prefeituras pela criação da Assemae, que era provar a capacidade de realização dos municípios, é plenamente possível”, afirmou.
Hoje, o Dmae de Uberlândia atende a 100% da população urbana com água tratada e com coleta e tratamento de esgoto. Além disso, projetos que estendem o esgotamento sanitário para os setores de chácaras já estão sendo planejados.
Durante a Assembleia, a Estação de Tratamento de Esgoto Uberabinha, a Estação de Tratamento de Água Bom Jardim, a Fábrica de Tubos e o Aterro Sanitário receberão visitas técnicas. Os interessados poderão se inscrever para conhecer as diversas unidades.
O público esperado é de cerca de duas mil pessoas, entre estudantes, gestores e demais profissionais do saneamento de todo o Brasil. As inscrições continuam abertas até o dia 30 de abril e, assim como a programação e demais informações, podem ser acessadas pelo link http://assemae.org.br/44assembleia/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.