“Manhã Cultural” leva jovens ao teatro pela primeira vez
Primeiro a curiosidade e em seguida, a admiração. Esta mistura de sentimentos ocupou o Teatro Municipal nesta quinta-feira (3) quando 600 estudantes tiveram a oportunidade de irem a um teatro, muitos pela primeira vez, para assistir apresentações artísticas. Os alunos são do ensino médio público e participaram da edição piloto do projeto “Manhã Cultural”, promovido pela Superintendência da Juventude, que é ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest).
Gustavo Pereira Silva, de 17 anos e aluno do 3º ano da Escola Estadual do Parque São Jorge, localizada no bairro São Jorge, já foi a outros teatros, mas ao Municipal foi a primeira vez. “É uma oportunidade legal de ver este espaço que é amplo e tem uma estrutura espetacular. Eu também gosto muito de atividades culturais. É importante vivenciar, aprender mais e se tornar uma pessoa melhor para fazer do mundo um lugar melhor, com mais paz e cultura”, afirmou.
O evento teve início com a Orquestra Jovem do Bairro Alvorada. Os 30 músicos uniram o erudito ao popular ao tocar músicas de artistas internacionais como David Guetta e Coldplay, além do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Com instrumentos de corda eles emocionaram a plateia e foram aplaudidos de pé ao final da apresentação.
Para Mateus Melo Moreira Alves, estudante do 1º ano da Escola Estadual Segismundo Pereira, no bairro Santa Mônica, a apresentação foi inesquecível. Com apenas 14 anos, ele já toca violino e admira música clássica. “Esse projeto vai levar a cultura para muitas pessoas e quem teve a ideia está de parabéns. Eu gosto muito de apresentações teatrais, mas prefiro as musicais e quero assistir ao pessoal do hip hop”, disse o adolescente antes dos 14 dançarinos do Manos do Hip Hop subirem ao palco. Quando a apresentação do grupo de dança teve início, Mateus Alves assistiu cada momento com muita atenção.
O Manhã Cultural teve ainda uma esquete teatral com o Grupo Alternativo. Thaynná Uriarte Parreira, do 2º ano da Escola Estadual Professora Juvenília Ferreira dos Santos, que fica no bairro Luizote de Freitas, contou que ficou interessada ao saber da visita ao Teatro. “É uma atividade diferente e eu gosto muito de cultura. Os artistas entendem e conseguem mostrar o que a gente pensa e sente”, comentou a estudante de 16 anos que é fã do cantor Caetano Veloso.
Iniciativa
O projeto foi idealizado pela Superintendência da Juventude com a proposta de oferecer cultura ao público jovem, principalmente do ensino médio público. A ideia surgiu após a realização de debates em escolas para ouvir os anseios e os desejos dos jovens. Durante os encontros, as áreas mais mencionadas foram esporte e cultura. “Muitos jovens têm dificuldades de irem a eventos artísticos, então decidimos promover este tipo de atividade e apresentar os trabalhos gratuitamente a eles”, disse o superintendente da Juventude, Felipe Felps. Esta primeira edição foi um teste, agora a equipe da Superintendência da Juventude irá analisar a viabilidade de implantação do projeto. Se for instalado, as edições serão mensais e sempre com novas turmas de escolas públicas.
Marden Rangel
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.