sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Quatro novas UBSFs são entregues à população de Uberlândia

Quatro novas UBSFs são entregues à população de Uberlândia

Na semana em que Uberlândia completa 126 anos de emancipação, a Prefeitura Municipal entrega novas unidades de saúde do Programa de Saúde da Família (PSF), ampliando o atendimento em várias regiões da cidade. Somente nesta terça-feira (26) foram entregues quatro Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) nos bairros Canaã, Jardim Europa, Minas Gerais e Bom Jesus. As novas unidades têm abrangência com procedimentos de assistência básica a 28.800 moradores, levando serviços como consultas médicas, vacinas, curativos, bem como visitas domiciliares feitas por profissionais de saúde especializados, no sentido de acompanhar e orientar nos temas vitais como diabetes, hipertensão, gestação, além de temas cíclicos como: saúde da mulher, da criança e do idoso.
“A atenção primária é prioridade. Por isso, estamos ampliando as equipes de saúde da família desde o ano passado, que passaram de 50 para 70”, disse Gilmar Machado, prefeito de Uberlândia.
O trabalho de assistência às famílias começa com a etapa de treinamento e acolhimento das equipes já concluída, dentro dos parâmetros de atendimento mais humanizado, preconizado pelo Ministério da Saúde.
O planejamento estratégico para ampliar a rede de saúde uberlandense viabilizou ainda a instalação de duas unidades de apoio à saúde da família na zona rural, uma delas no assentamento Tangará, entregue no último sábado (24), local em que será oferecido atendimento na saúde primária para 1.530 moradores e cobrirá também mais seis assentamentos adjacentes. A outra unidade situada no assentamento Rio das Pedras entrará em funcionamento nesta sexta-feira (29), com a oferta de todos os serviços das demais instalações. “Abordamos um conceito de atendimento na saúde que respeita a igualdade dos cidadãos uberlandenses. Sendo assim, é indispensável estender todos os benefícios e melhorias a comunidade rural de modo integral e humanizado”, disse Almir Fontes, secretário de saúde de Uberlândia.
Mais que o cumprimento de metas estabelecidas de investimento nos setores da saúde, a população ganha com o estabelecimento dos preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS), obtendo o benefício trazido nas estratégias de expansão e qualificação da atenção básica. Por estes princípios os profissionais das especialidades médicas ampliam a resolutividade e diminuem impactos negativos nas condições de saúde da comunidade.
Segundo a dona de casa Vânia Carlos, a proximidade dos moradores com os profissionais de saúde que chegam ao bairro transmite a sensação de continuidade na assistência médica. “Ficou melhor poder contar com as equipes de saúde no meu bairro, tenho certeza que receberei acompanhamento mais frequente”, disse. Para a usuária Marildes Aparecida, contemplada pela inauguração da unidade do bairro Bom Jesus, a maior vantagem é contar com uma unidade próxima a sua casa. “Facilita muito a vida da minha família não precisar me deslocar para ser atendida em outro bairro”, disse.
Uberlândia dispõe de 70 equipes de atendimento cadastradas nesta modalidade distribuídas em 62 unidades posicionadas nos setores chave de abrangência. Referenciadas como sendo o passo inicial dos pacientes para inserção na rede municipal de saúde, as novas unidades vão contribuir para aliviar a sobrecarga de demanda nestas áreas de referência, tornando o atendimento mais adequado e facilitando o acesso a rede com melhoria da qualidade e humanização nos procedimentos.
Levantamentos realizados pelo Ministério da Saúde mostram que as estratégias executadas no Programa Saúde da Família resolvem até 80% dos casos de saúde da população. A vantagem que se destaca é o vínculo estabelecido entre médico e paciente, o que torna mais efetivo a detecção de sintomas que podem sinalizar doenças.

Márley Naves
Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.