quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário - SEDA

Conselho Estadual viabiliza reforma agrária em zona rural de Uberlândia
Incra recebe autorização para comprar terreno e beneficiar até 50 famílias de sem terra
 O sonho de dezenas de famílias de agricultores da região do Triângulo Mineiro, que lutam pela reforma agrária há anos, começa a virar realidade. O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedraf-MG) aprovou proposta para que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-MG) faça a aquisição da Fazenda das Cabaças. Com área registrada e medida, a fazenda possui 675 hectares e foi aprovada e avaliada pela Diretoria de Obtenções de Terra do Incra em cerca de R$ 7 milhões. O imóvel atualmente encontra-se ocupado por trabalhadores rurais sem terra, coordenados pelo Movimento Popular pela Reforma Agrária (MPRA), totalizando cerca de trinta e sete famílias.
Ao presidir a penúltima reunião ordinária do ano do Cedraf-MG, o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, explicou que o próximo passo será o envio da autorização do conselho estadual para a aquisição da fazenda para a sede do Incra em Brasília, que dará andamento no processo de compra do terreno. 
“Estamos diante de mais uma deliberação do conselho, formado por membros do poder público e da sociedade civil organizada, para ampliar o acesso à terra em Minas Gerais. No caso da Fazenda Cabaça é uma decisão que busca resolver uma demanda histórica do movimento social”, disse.
A expectativa após a compra do imóvel será a criação de um assentamento com capacidade para cerca de cinquenta famílias que adotarão um sistema produtivo misto.“É uma vitória para as famílias, e também para o Incra, que consegue adquirir mais um imóvel para a reforma agrária, trazendo desenvolvimento sustentável ao Estado de Minas Gerais, em especial  ao município de Uberlândia”, disse o Superintendente Regional do Incra/MG, Robson de Oliveira Fonzar.
Há oito anos o instituto tem lutado para a aquisição do imóvel para a reforma agrária. Segundo ele, a Fazenda das Cabaças é um imóvel emblemático no Triângulo Mineiro. O local foi ocupado desde 2008 por famílias ligadas a movimentos sociais. Desde 2013, o governo federal tem tentado realizar o processo de compra do imóvel, negociado diretamente com o proprietário.
O processo de aquisição também se tornou possível, graças à parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que realizou Estudo de Capacidade de Geração de Renda (ECGR) da propriedade baseado nas atividades de pecuária leiteira e produção de hortaliças. “É importante destacar a parceria do Incra com a UFU, eles se empenharam ao máximo para poder trazer uma nova visão de agricultura para o imóvel”, completou Fonzar.
Via Agência Minas

-- 
Maycon Dantas
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário - SEDA
(34) 99997-3426

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.