sexta-feira, 11 de maio de 2018

Palmeira centenária é recuperada na praça Clarimundo Carneiro

Palmeira centenária é recuperada na praça Clarimundo Carneiro
Ação mobilizou 20 profissionais do Município para garantir preservação da unidade, da espécie tamareira


Um trabalho em prol da preservação de uma cidade ainda mais verde e segura, com tranqüilidade no ir e vir. Nesta sexta-feira (11), cerca de 20 profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico foram mobilizados com o intuito de recuperar uma palmeira centenária na praça Clarimundo Carneiro.

A intervenção foi realizada para acabar com o risco de queda identificado após estudos técnicos no arbusto, da espécie tamareira. Diante da situação, foi colocada uma escora a fim de garantir a saúde da planta e a segurança das pessoas que trafegam nas proximidades. De acordo com Tarcísio de Sousa Medeiros, diretor de Parques e de Biodiversidade da Secretaria de Meio Ambiente, o procedimento foi a alternativa encontrada para evitar maiores conseqüências.

“A princípio, os profissionais foram ao local para verificar a situação e analisar as condições da palmeira. Essa foi a melhor forma que encontramos de preservá-la, sem risco de queda. A estrutura da escora é feita com um tronco de eucalipto e um revestimento de borracha, com uma alça, que oferecem as condições necessárias para mantê-la em pé, com vão livre de oito metros de altura. É um trabalho preventivo que evita riscos maiores”, explicou.


Com mais de 15 metros de altura, esta tamareira é uma espécie frutífera de grande porte, datada de 1916. Além de assegurar a preservação da unidade, a equipe também recolheu sementes com o intuito de germiná-las no Horto Municipal. É importante salientar que nenhuma ação nesse sentido é feita sem a autorização da equipe multidisciplinar da Secretaria de Meio Ambiente, que analisa cada caso e indica as medidas necessárias a serem feitas.

Linhas de trabalho

No intuito de colorir ainda mais o perímetro urbano, a secretaria se divide em duas linhas de trabalho. Enquanto uma equipe especializada intensifica o plantio e replantio de mudas em locais adequados para cada espécie, outra multidisciplinar composta por geógrafos, engenheiros agrônomos, biólogos e outros profissionais se dedica ao monitoramento periódico das árvores. Desde o fim de 2017, 2,2 mil mudas foram plantadas pelas equipes da prefeitura.


“Trata-se de um trabalho que elimina o risco de quedas, garante a distância segura entre as copas e a fiação elétrica, aumenta a iluminação da via e assegura acessibilidade de pedestres. Reforçamos que, antes de receber qualquer intervenção, todas as árvores são submetidas a estudos detalhados, observando cada caso e as medidas para assegurar a saúde das plantas e a segurança do munícipe”, ressaltou o assessor técnico da secretaria de Meio Ambiente, Anderson Alves de Paula. 

 
11/05/2018
PJ Godoy
3239-2686

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.