quarta-feira, 2 de maio de 2018

Prefeitura conscientiza alunos sobre a importância do meio ambiente

Prefeitura conscientiza alunos sobre a importância do meio ambiente
Atividades do projeto “Turminha do Meio Ambiente” são voltadas para alunos de três escolas da rede municipal

Para promover os Dias do Solo (3 de maio) e do Campo (5 de maio), a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, preparou ações neste mês para turmas de três escolas da rede municipal. O projeto Turminha do Meio Ambiente tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da conservação do solo para a manutenção da sobrevivência dos seres vivos.

Voltadas para os alunos do ensino fundamental, as atividades do projeto acontecerão em três momentos, trabalhando questões teóricas e práticas. Participam das ações as escolas municipais Eugênio Pimentel Arantes (02/05), Irene Monteiro Alves (09/05) e Ilda Leão Carneiro (16/05).

Etapas

Na primeira atividade, os alunos serão questionados sobre o que acham que existe sob o chão que pisamos.  Após um debate, eles deverão fazer desenhos para registrarem as ideias que tiveram. Posteriormente, esses materiais serão expostos em um moral na escola.

            Durante a segunda etapa, será mostrada aos participantes a diferença entre uma área arborizada e uma área sem a cobertura vegetal.  Além disso, por meio de técnicas utilizando garrafas pet, água e terra, serão demonstrados os efeitos da erosão no solo. Ao final dessa dinâmica, será entregue uma cartilha educativa para a fixação de todo o conhecimento passado nas atividades anteriores.

Já o terceiro momento da atividade será realizado de formas diferentes dependendo da escola. Na Escola Municipal Eugênio Pimentel Arantes, será desenvolvido o projeto Horta na Escola. As crianças serão orientadas sobre o plantio, formação de mudas, espaçamentos entre as covas, irrigação, além de colheita e conservação das hortaliças para consumo.

Nas escolas municiais Irene Monteiro Alves e Ilda Leão Carneiro, este momento será utilizado para realizar o plantio de mudas. Após orientação sobre o tema, cada grupo de alunos receberá uma muda de árvore e, com o auxílio dos professores, escolherão o melhor lugar para fazer o plantio.

30/04/18
Vinícius Romario
3239-2441

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.