segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Ecopontos da cidade passam a receber resíduos de gesso

Ecopontos da cidade passam a receber resíduos de gesso
Caçambas para pequenos descartes do material foram colocadas nas unidades dos bairros São Jorge, Santa Rosa, Daniel Fonseca e Canaã


Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Sempre preocupada com a preservação do meio ambiente e com o descarte correto dos resíduos, a Prefeitura de Uberlândia ampliou o serviço de quatro Ecopontos da cidade. Os equipamentos dos bairros São Jorge, Santa Rosa, Daniel Fonseca e Canaã recebem desde a última semana resíduos de gesso. Nestes quatro pontos foram colocadas caçambas para o descarte separado de pequenos geradores desse material.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos decidiu oferecer mais esse serviço a partir de pedidos da comunidade. “Era um ciclo que a gente precisava fechar e veio a determinação do prefeito Odelmo Leão para que os ecopontos também recebessem pequenas quantidades de gesso. Isso mostra a preocupação do município em desenvolver ações e oferecer cada vez mais serviços à comunidade, pensando e realizando boas práticas ambientais”, disse o responsável pela pasta, João Junior.

Descarte de gesso

Esse novo serviço oferecido pelo município é necessário uma vez que o gesso é um material de difícil destinação e reciclagem, e que, quando descartado, não pode ser misturado a outros resíduos, visto que tem o potencial de contaminá-los. Quando entra em contato com a umidade, o gesso pode produzir o gás sulfídrico, extremamente tóxico e inflamável. O descarte inadequado do resíduo de gesso pode contaminar e ser prejudicial ao meio ambiente.

Ecopontos

Criados na gestão anterior do prefeito Odelmo Leão, os Ecopontos recebem apenas entregas voluntárias de pessoas físicas. São recebidos descartes de construção civil, resíduos volumosos, podas de árvores e materiais recicláveis. Agora, o gesso também passa a ser recebido em quatro pontos.

Atualmente, 13 Ecopontos funcionam em localidades estratégicas para atender toda a população de Uberlândia. Os moradores podem procurar os locais de descarte, levando o próprio lixo ou contratando pequenas carretas. Na entrada dos espaços, a carga é conferida e o cidadão é orientado onde descarregar os resíduos. É necessário, ainda, informar a origem do material.

Com funcionamento todos os dias, sempre das 7h às 19h, os Ecopontos estão situados nos bairros: Luizote de Freitas, São Jorge, Santa Rosa, Guarani, Roosevelt, Daniel Fonseca, Morumbi, São Lucas, Tocantins, Cruzeiro do Sul, Segismundo Pereira, Mansour e Canaã.

            Ampliação de serviço: quatro Ecopontos passam a receber gesso (São Jorge, Santa Rosa, Daniel Fonseca e Canaã)

28/10/2019
Vinícius Romario
3239-2441

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.