terça-feira, 5 de novembro de 2019

Capacitação estimula uso de tecnologias na Educação Especial

Capacitação estimula uso de tecnologias na Educação Especial
Curso de Inclusão Digital para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista acontece nesta sexta-feira (8) à tarde
 
Foto: Divulgação

Buscando sempre estimular a inclusão e aprimorar as atividades do Atendimento Educacional Especializado, a Prefeitura de Uberlândia proporcionará uma nova capacitação pioneira aos servidores da Secretaria Municipal de Educação. Nesta sexta-feira (8), entre 15h e 17h, aproximadamente 50 profissionais da rede municipal de ensino participarão de um curso sobre o uso de aparelhos eletrônicos, como tablets e smartphones, como forma de inclusão digital a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, o curso acontece no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). O público-alvo são professores, analistas pedagógicos e profissionais de apoio escolar. A iniciativa é gratuita e ministrada em parceria com a empresa “Aprendizagem Diferente, Façamos uma Sociedade Mais Inclusiva” (APDIF), com apoio do Print Mac, que ofereceu a proposta de softwares gratuitos e inovadores que podem colaborar com a inclusão desses estudantes.

            O objetivo é capacitar os profissionais para aprimorar o atendimento aos mais de 350 alunos com TEA atendidos pela rede municipal. A secretária municipal de Educação, Tania Toledo, destacou que o trabalho junto aos estudantes com transtorno do espectro autista exige um cuidado diário, em busca do desenvolvimento da autonomia.

“Por ser a escola um espaço de vivência e convivência, a utilização de algumas ferramentas no contexto escolar contribui bastante para o desenvolvimento desses estudantes. Ao oferecer propostas pedagógicas diversificadas, é possível atender as especificidades de cada estudante, com suporte e assessoramento contínuo aos professores”, destacou a secretária.     

Contratação de profissionais qualificados

            Como uma das formas de aprimoramento da Educação Especial, em julho deste ano a SME realizou a contratação de 405 profissionais de apoio para atuarem em sala de aula, na educação especial e na educação infantil (de 0 a 3 anos). Trata-se do cumprimento da Lei Municipal nº 661, de 8 de abril de 2019, que, dentre outras atribuições, criou o cargo “Profissional de Apoio”.

Além de toda assistência nas salas de aulas regulares, o AEE oferece outras atividades no contraturno, com salas de recurso, onde o professor complementa (no caso de alunos superdotados) e suplementa (os demais alunos) o atendimento educacional realizado nas salas regulares.

Atualmente, o Município atende cerca de 2.300 alunos especiais. A partir desse número, foram designados 152 professores de apoio e 212 cuidadores para as escolas da rede.

Para mais informações sobre o Atendimento Educacional Especializado, ligue no (34) 3212-4363 ou procure o Cemepe, que fica na avenida  Professor José Inácio de Souza, número 1.958, no Bairro Brasil. 

05/11/2019
Tatiana Oliveira
3239-2883

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.