quarta-feira, 11 de março de 2020

No Dia Internacional da Mulher, Pinheiros vence Pato em jogo "dominado" pelas mulheres

Header
Domingo, 08 de Março de 2020
No Dia Internacional da Mulher, Pinheiros vence Pato em jogo "dominado" pelas mulheres
Partida contou com transmissão, trio de arbitragem inédito e mesa formados exclusivamente por mulheres; "a gente só quer igualdade e respeito", nas palavras de Giovanna Terezzino
Dia histórico no NBB CAIXA. Neste domingo (08/03), Dia Internacional da Mulher, a partida entre EC Pinheiros e Pato Basquete foi comandada por mulheres em diferentes áreas. A começar pelo trio de arbitragem, que pela primeira vez na história da competição contou com três árbitras, além das profissionais da mesa e da transmissão sendo formada por 100% mulheres.
As árbitras escolhidas foram Andreia Regina Silva, Maria Cláudia Comodaro e Juliana Roveri, mais Crislaine Fernandes Alves, responsável pelo Instant Replay, fora de quadra. A representante oficial da partida também foi uma mulher: Danielle Cicerelli Salemme.
O #NBBnoFacebook teve uma equipe especial. A narradora dos canais ESPN Luciana Mariano comandou a transmissão ao lado da ex-jogadora Helen Luz e das repórteres Giovanna Terezzino, da LNB, e Luiza Oliveira, da Band.
“Quero agradecer a LNB. Muito obrigada por essa importante participação das mulheres porque é assim que a gente vai conseguir melhorar, caminhar, ocupar espaços com representatividade, mostrando que é assim que a gente cresce e tem crescido. Nossos passos são curtos, mas a caminhada é longa, então a gente não desiste e não anda para trás nem para pegar impulso”, disse Luciana Mariano, que já havia participado da primeira transmissão feminina do NBB CAIXA, no ano passado.
Campeã mundial com a Seleção Brasileira em 1994, Helen Luz se mostrou muito contente em fazer parte de uma partida tão especial e ainda deixou um recado: a data é comemorativa, mas todos os dias são dias das mulheres.
“É um prazer estar com vocês. Quero agradecer ao pessoal da LNB que me fez esse convite. É bom estar do lado de fora e poder contribuir com uma visão de quem já jogou, das sensações, sentir o que os jogadores estão sentindo e as decisões que vão tomar. O dia da mulher é tão importante, mesmo achando que todos os dias são, porque a gente consegue dar conta do recado”, disse a ex-jogadora Helen Luz.
Para a repórter da Band, Luiza Oliveira, o jogo foi ainda mais marcante por se tratar de sua estreia em uma partida do NBB CAIXA. Ela ainda falou sobre a reflexão que cabe em cada um nessa data.
“É um dia muito especial, até porque é minha primeira transmissão, uma conquista para mim também. Esse dia das mulheres é o dia de celebrar as nossas conquistas e nossas lutas. E também um dia de reflexão, principalmente, para cada um entender o seu papel nesse processo. As mulheres não buscam nenhum privilégio, apenas igualdade e respeito, estamos todas juntas nessa luta”, afirmou Luiza Oliveira.
Por fim, a repórter do NBB CAIXA, Giovanna Terezzino, fez questão de agradecer a todos em nome da Liga Nacional de Basquete (LNB), principalmente às emissoras ESPN e Band, por terem liberado as profissionais para a partida; além de deixar o recado final na transmissão.
“Estou muito feliz em participar dessa transmissão ao lado de mulheres incríveis e agradeço, em nome da LNB, a Band e Espn por cederem grandes profissionais para fazer parte disso. A gente só quer igualdade e respeito, mais nada”, disse Giovanna Terezzino.
Essa foi a 2ª transmissão formada exclusivamente por mulheres no NBB CAIXA. Na mesma data ano passado, o confronto entre Botafogo x Brasília contou com a narração de Luciana Mariano, comentários de Giovanna Terezzino e reportagens de Luana Trindade e Carolina Pattat. 
Mas vale ressaltar que apenas a transmissão da partida foi realizada por mulheres, diferentemente da atual edição, que inovou com a arbitragem inédita e a mesa de estatísticas apenas com presenças femininas, além da transmissão no Facebook do NBB CAIXA.
No duelo em quadra, Pinheiros foi superior e voltou a vencer no campeonato
Dentro das quatro linhas a partida foi equilibrada até o fim. Jogando em casa, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), o Pinheiros conseguiu frear a reação do Pato no segundo tempo e venceu por 87 a 83.
Vindo de duas derrotas consecutivas, o time da capital paulista se recuperou e alcançou sua 14ª vitória no NBB CAIXA 2019/2020. O resultado deixou a equipe na sexta colocação, com campanha de 14 vitórias e 11 derrotas (56% de aproveitamento). Do outro lado, o Pato Basquete segue na última colocação, com quatro vitórias e 21 derrotas (16% de aproveitamento).
Os destaques ficaram por conta do armador norte-americano Corderro Bennett, com 20 pontos, cinco assistências e três rebotes, e do pivô Caio Torres, com 14 pontos e seis rebotes. Pelo Pato, o ala Isaac Thornton foi o cestinha com 23 pontos, seguido por Gustavo Basílio, com 21.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol e o apoio da Pátria Amada Brasil – Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.